Companhia Pantaleone Arcuri – Juiz de Fora
Image by Sylvio Bazote
A Companhia Construtora Pantaleone Arcuri foi fundada em 1895 e destacou-se por suas oficinas onde produzia-se carroças, telhas de amianto, portas, janelas, ladrilho hidráulico, chegando a ter, na década de 1920 uma representação de automóveis FIAT importados da Itália. O antigo edifício da Companhia Pantaleone Arcuri é um majestoso exemplar arquitetônico orientado pelo espírito eclético que marcou a arquitetura de Juiz de Fora no início do século XX.
= = = = = = = = = =
Localizada no centro de Juiz de Fora, a Praça Presidente Antônio Carlos conta com um palco permanente e o local é destinado para diversas festas e shows ao longo do ano. O espaço para eventos faz parte do permanente complexo cultural da cidade, complementados pela Biblioteca Municipal e o Centro Cultural Bernardo Mascarenhas.
Ainda no local existem o Mercado Municipal e o Bar da Fábrica, aumentando a importância da praça para Juiz de Fora, oferecendo alimentação e diversão para a população.
No entorno da praça estão situadas a Escola Normal, a Associação Municipal de Apoio Comunitário (AMAC) no antigo prédio da Companhia Industrial e Construtora Pantaleone Arcuri – importante empresa na história de Juiz de Fora – e o prédio da antiga Companhia Mineira de Eletricidade, todos tombados como patrimônios municipais.